Fazenda Kufikissa II implementa melhoramento genético com o programa Geneplus

A Fazenda Kufikissa II está a protagonizar o desenvolvimento da pecuária nacional através do seu projecto de melhoramento genético da raça Sindi. Sob a orientação técnica de Renato Guimarães, médico veterinário do Programa Embrapa Geneplus, a fazenda tem implementado estratégias inovadoras de melhoramento genético do seu plantel em geral com destaque especial para a raça sindi, assegurando simultaneamente a fertilidade e adaptabilidade ao clima local.

O Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus, lançado em 1996, oferece assessoria especializada em melhoramento genético. Este programa proporciona serviços personalizados, adaptando-se às condições de infraestrutura e ao material genético disponível nas fazendas, para definir objectivos, monitorar características e implementar estratégias de melhoramento genético.

A escolha da raça Sindi se deve às suas características excepcionais de adaptabilidade e produtividade. “Viemos avaliar os animais da fazenda para elaborar um planeamento adequado e introduzir a raça Sindi, conhecida pela sua resistência ao clima e produtividade”, afirma Renato Guimarães. Além dos animais já incorporados, planeia-se a introdução de embriões da raça Sindi para criar animais puros, maximizando a qualidade e a eficiência do rebanho.

A orientação do Programa Embrapa Geneplus garante que as técnicas de selecção e acasalamento sejam aplicadas com rigor científico, assegurando o melhoramento genético sustentável do rebanho.

Com um objectivo claro e processos bem conduzidos, a Fazenda Kufikissa II está não só a transformar a sua produção, mas também a servir como modelo para a inovação na pecuária angolana, promovendo um futuro promissor para o sector pecuário do país.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados